Avaliação TDAH

Avaliação TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) condiz com um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizando-se por um grupo de sintomas que iniciam no período de desenvolvimento, muitas vezes antes da criança entrar na escola. Os 12 anos é a idade limite para o desenvolvimento do transtorno.

Conforme estudos, o TDAH tem índice significativo de maior prevalência em crianças, estimado em 6% da população infantil, mas o transtorno pode persistir na idade adulta, afetando em média 2,5% de pessoas em todo o mundo.

O TDAH é definido por níveis prejudicados de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade/impulsividade, impactando de forma relevante no funcionamento social, acadêmico e ocupacional. 

Infelizmente, muitas pessoas apresentam o transtorno e somente suspeitam ou têm conhecimento na idade adulta, mediante observar inconveniências expressivas e frequentes na execução de atividades rotineiras.

 Alguns adultos, através do diagnóstico ou suspeita diagnóstica de TDAH de seu filho identificam sinais em seu comportamento que estiveram presentes ao longo da vida, até o momento não identificados ou foram subestimados. Muitas situações parecem fazer sentido neste momento.

TDAH na vida adulta pode trazer danos significativos nos relacionamentos afetivos, profissionais, diminuição da autoestima, frustração, problemas no trânsito, entre outros. 

A avaliação psicológica é um processo estruturado por meio de aplicação de técnicas, métodos e instrumentos de uso exclusivo do psicólogo que irão obter dados e assim possibilitar um entendimento efetivo sobre o funcionamento do indivíduo.

Se trata de um processo de início, meio e fim, através de uma análise detalhada qualitativa e quantitativa que irá confirmar ou descartar tal hipótese, bem como identificar possíveis comorbidades e possibilitar o diagnóstico diferencial.

Ao final do processo, acontece a devolutiva ao adulto avaliado. Na maioria das vezes, é um momento de muita expectativa. Através dela, a pessoa avaliada receberá um atendimento humanizado, acolhedor, onde serão disponibilizadas as informações coletadas durante o processo de avaliação e a análise técnica do psicólogo. Nesta hora, será entregue o laudo psicológico, onde consta o resultado da avaliação, contendo as especificações e encaminhamentos necessários.

Mediante a confirmação da suspeita trazida pela pessoa, a descoberta do diagnóstico é certamente libertadora para uma vida com mais qualidade, pois os prejuízos experimentados desde a infância geram sofrimento. Em casos, onde a suspeita do TDAH se fez descartada, é de igual importância o processo de avaliação, uma vez que podem ser identificadas patologias que demandam intervenções direcionadas e assertivas e em alguns casos, encaminhamentos específicos.

Alguns exemplos onde é aconselhada a busca pela avaliação psicológica em adultos com suspeita de TDAH

  • Prejuízos persistentes nas relações interpessoais, algumas vezes devido a comportamentos impulsivos;
  • Dificuldades em manter o foco em conversas ou leituras longas e em palestras;
  • Má gestão de tempo;
  • Desorganização e bagunça no trabalho;
  • Perdas frequentes de pertences e objetos necessários para execução de uma tarefa, por exemplo, documentos, chaves, óculos, celular, materiais de escritório;
  • Dificuldade em gerenciar tarefas sequencias;
  • Não conseguir frequentemente cumprir prazos;
  • Apresentar relutância ou evitação em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (por exemplo preencher formulários, preparar relatórios, revisar trabalhos longos);
  • Dificuldade de orientação, distração na rua ou no trânsito;
  • Podem dirigir com mais velocidade;
  • Sem perceber, podem interromper uma conversa ou frase de outra pessoa;
  • Trocar frequentemente de emprego;
  • Baixa autoestima;
  • Dificuldade em receber elogios;
  • Entre outros.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Jaqueline Marques

Jaqueline Marques

Psicóloga clínica há 10 anos, pós graduada em Neuropsicologia e em psicologia infantil.

plugins premium WordPress
×